sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Meu Projeto de intervenção

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Faculdade de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Estágio Supervisionado III
Questões Multiculturais para o Ensino de Arte
Professoras formadoras: Ms. Noeli Batista dos Santos
Rogéria Eller
Profa. Dra.Leda Guimarães
Orientador(a) acadêmico: Isabella Morena
Eduardo Araújo de Ávila

Aluno(a): Maria do Socorro de Carvalho
Pólo: Formosa - GO



RELATÓRIO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO ARTÍSTICO-PEDAGÓGICA

Ao iniciar a Disciplina de Estágio Supervisionado no começo do semestre no dia 02 de agosto de 2010 veio surpresa, estágio dessa vez na seria na escola e sim, fora dela, ou seja, no Bairro em que moramos
No dia do primeiro encontro presencial do semestre depois de todas as explicações vieram às dúvidas. Como será que tenho que fazer esse estágio? Como irei fazer esse percurso? Como escolher minha porta de entrada? Mas o que mais me deixou confiante foi quando fizemos a carta que ao lê-las muitas foram emocionantes.
A escolha não foi fácil, mas resolvi fazer meu percurso. Fiz várias vezes meu percurso e filmei por três vezes até chegar ao meu percurso. No dia 18/09/2010. Pois ia fazer na venda de um senhor aposentado de nome Manoel. Só que andando um di encontrei o garoto que mudou tudo, e que comecei a trabalhar na casa dele como minha porta de entrada. Fui a casa dele por várias vezes combinei tudo com a mãe dele para fazer minha intervenção.
No segundo encontro presencial (15/10/2010) levei meu plano de ação toda empolgada com minha porta de entrada. O trailer que fiz me deixou mais animada com tudo até a música tinha uma grande correspondência com minha porta de entrada.
Voltei da aula toda empolgada planejando várias coisas, mas tive que mudar de porta de entrada. E resolvi procurar por perto onde podia trabalhar minha intervenção. Encontrei um orfanato onde fui bem recebida e comecei a mostrar o que trabalharia com as crianças.
No dia 20/11/2010, fiz minha intervenção e contei com a ajuda do time de Handebol “ANJOS”, e fizemos um dia de ação social com a oficina de Decoupage com Materiais Recicláveis, entrega de presentes e donativos. E tiramos muitas fotos. Ficamos de voltar lá em janeiro para fazer mais oficinas com materiais recicláveis.
A avaliação da minha intervenção foi positiva e de um grande aprendizado, e como cita Cora Coralina em seu poema ”Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” e como cita a frase apre3ndi muito com a vivência dessas crianças.
A importância da Intervenção para todos os envolvidos foi ver o quanto foi satisfatório ver aquelas crianças querendo fazer a oficina e o quanto eles aprenderam com tudo.
Com cita Paro (2001, p.37) Por isso é que se pode dizer que ensino e aprendizagem são duas faces de uma mesma moeda. Não pode existir uma, se não existe a outra. Não há ensino, se não deu o aprendizado.